Os gregos tiveram a arte dividida em três fases:
- ARCAICA: aproximação da cultura oriental, desproporção e assimetria.
- CLÁSSICA: apogeu da civilização e da cultura, conceitos de estética; valorização das formas.
- HELENÍSTICO: valorização dos músculos.
Havia o pensamento mitológico (“mágico”) e o pensamento racional (filosofia), e também, ideias de filósofos. Platão acreditava no mundo das ideias, já Aristóteles no mundo senssível. Patética: “arte é imitação”. Belo: O que é agradável aos olhos simétrico e proporcional.
Eles passam a valorizar a figura feminina – suas formas e como é sensualizada. O visual mostra cabelos cacheados, seios que ficam à mostra e corpete. As mangas são na altura do cotovelo, a saia é em forma de sino, com ornamento. As cores predominantes nas roupas são alegres. Vermelho, roxo, amarelo, azul. O tecido, algodão e linho, drapeados. Os calçados são leves sandálias sem papel político, qualquer um podia usar. Existem dois tipos de vestidos: Quíton, acima do joelho; Peplo, mais longo.
Na Grécia Antiga, as roupas eram leves, com movimento e normalmente com drapeados. Elas valorizavam o corpo, as formas, eram simétricas e proporcionais. Eram amarradas sobre o corpo, e a moda aproxima aos nossos atuais conceitos de estética. Na cabeça, cabelos presos e muitas vezes com adornos, como folhas ou uma espécie de tiara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário